Medicação e os efeitos secundários


    A partir do momento em que descobrimos que temos uma doença crónica, a medicação é algo que nos acompanha diariamente. Seja a medicação que temos de fazer todos os dias, como a medicação que temos de fazer em SOS. Na imagem estão apenas três medicamentos dos muitos que andam comigo, seja diariamente, seja em reserva.
    No meu caso, faço medicação diária acerca de vinte anos. Acontece que, para fazer bem a uma coisa, a medicação causa estragos noutra. No meu caso, ao fim destes anos todos, vão surgindo alguns efeitos secundários da medicação. Nada que eu considere grave e que se resolve facilmente ou com paciência, mas é inevitável sentir estes efeitos ao fim de tanto tempo.
    Um dos efeitos que noto já há bastante tempo, é a oleosidade do cabelo. No passado, eu acabava de lavar o cabelo e ele nem parecia lavado. Agora, após vários testes de shampôos e de estar a fazer uma medicação para atenuar essa parte (estou no desmame já!), finalmente consigo lavar o cabelo dia sim, dia não. 
    Outro dos efeitos que sinto é a retenção de líquidos. Quando tenho de fazer cortisona em SOS, esse efeito agrava mais. Contudo, aumento a ingestão de líquidos, bebo chás naturais que ajudam na drenagem de líquidos e faço algumas vezes a auto massagem linfática. 
    Também a minha pele se recente, principalmente a face. Algumas zonas são mais oleosas e tenho maior tendência à vermelhidão. Outro efeito que vejo é que os meus dentes, após uns meses de fazer limpeza no dentista, começam a ficar com uma ligeira camada alaranjada. Contudo, tendo os cuidados normais e reforçando com um elixir, aguenta mais tempo.
    Estes são os efeitos que eu noto mais após tantos anos a fazer medicação diária. Para mim, compensam para que eu possa realmente andar com as doenças controladas. E tu, reveste nalguns destes efeitos secundários? Quais são os teus? 

Comentários