Como fazer um exame de consciência?


    Quando falamos em Exame de Consciência a maioria das pessoas pensam logo em confissão e nos pecados. Mas o Exame de Consciência é bem mais do que isso! É um momento de oração pessoal, onde somos completamente transparentes connosco e com Deus. Deste modo, deixo-vos aqui um pequeno guia para vos orientar no vosso exame de consciência,

1. Encontra um lugar tranquilo e silencioso e coloca-te perante Deus. Podes fazê-lo numa capela/igreja, como num outro local que consideres adequado no momento.

2. Pede a Deus que te dê a humildade necessária para te encontrares contigo mesmo, tal como és, com as tuas qualidades e defeitos. Lembra-te que Ele te ama e que olha para ti com um olhar meigo, paterno, compreensível. Deus ama-te como és!

3. Olha para ti. Agradece o bom que tens em ti. A tua personalidade, o mundo em que vives, as pessoas que te rodeiam. Tenta completar a frase: "Hoje dou graças por..." Pensa em ti, em acontecimentos, experiências, pessoas. Atenta cada detalhe e recai sobre o bom que Deus te dá todos os dias.

4. Agora, centra-te em ti. Como é que está a tua vida neste momento? O que é que mais te marca agora? Como foram as tuas atitudes, contigo, com os outros, com o mundo, com Deus? O que sentiste e sentes? Onde é que te sentiste bem? Quando é que foste abaixo e o que é que te deu força para te levantares?

5. Olha para ti com amor. Percebe que existem momentos em que andas longe de Deus. Pede-Lhe perdão. Pede-Lhe perdão com todo o teu coração, com humildade e fé. Lembra-te que Deus te ama.

6. Pergunta-Lhe o que quer de ti. Abre o teu coração à Sua vontade. Confia em Deus. 

7. Reza um Pai Nosso e uma Avé Maria.

Comentários