À Conversa com Teresa Peres

Aceitei este convite da Joana para contar-vos um pouco da minha história, desde já vou apresentar-me, o meu nome é Teresa Peres, tenho 20 anos e sofro de uma doença crónica nos intestinos, que têm o nome de doença de Crohn. Foi-me diagnosticada aos 19 anos, obrigando-me a ser internada por 2 vezes, até que os médicos percebessem o que era! Chorei bastante quando me foi diagnosticada, pois pensava que a minha vida já não iria ser igual e ainda por cima, sendo crónica, ou seja, tinha de conviver com ela até morrer.

    Para mim, foi complicado ao início, por pensar nas alterações que teria de fazer, por pensar que a minha vida iria mudar. Esta doença, não era uma novidade para mim, pois a minha irmã também a têm. Uma coisa que esta doença me fez ver, foi que devemos aproveitar cada dia ao máximo. Outra das lições que aprendi ao estar internada foi, que não devemos deixar nada para amanha, que possamos fazer hoje. Foi um sufoco para mim estar lá, eu que sou uma pessoa cheia de força, que odeia estar parada, só queria sair de lá.

    Hoje, passado um ano, vivo bem com a minha doença, têm dias em que me chateia, mas se não me chateasse é porque não a tinha cá. Consegui aos 20 anos realizar um dos meus sonhos, entrar no curso que queria. Sou uma pessoa bastante feliz, bastante realizada em todos os aspetos, tenho uma família que me ama incondicionalmente, que me apoia em todas as decisões, que me ajuda a ultrapassar tudo e todos e, por isso, estarei sempre bastante grata.
    Não me quero alongar muito mais, espero que sejam todos muitos felizes e que não deixem para amanhã o que podem fazer hoje.
    Beijinhos até um dia!


Comentários