A pegada da missão

    Hoje quero partilhar convosco um momento especial que se passou este mês. Como sabem, já estive por duas vezes em São Tomé, em voluntariado missionário. Acontece que por muito esforço, empenho e amor que coloquemos na missão, fica sempre uma ligeira sensação de que o que fizemos foi pouco face às necessidades das populações com quem trabalhamos.

    Contudo, esta foi a segunda vez que eu tive claro na minha mente que essa gotinha no oceano faz toda a diferença na vida de alguém! Em 2012 conheci a Érica (já aqui vos falei dela). Tinha 4 anos. Um sorriso lindo. Muito tímida e meiga. Houve ali uma conexão especial. Aquela pequenina gostava imenso de estar ao meu colo, de brincar comigo, de mexer nos meus cabelos. Quando me despedi dela nesse ano, custou e pensei "Podes esquecer-te de mim, mas eu não me esquecerei de ti!"



    Quando regressei em 2014, ainda eu estava fora do portão da instituição, dentro do carro, e ela viu-me. Tinha 6 anos. Começou aos pulos, com as mãos na cabeça e um sorriso enorme, a gritar na minha direção: "É a minha amiga!! É a minha amiga!!" Nesse momento caiu-me tudo! Ela não se tinha esquecido de mim, e só tínhamos estado juntas 5 ou 6 dias naquele mês de Agosto de 2012. Mas ela lembrava-se de mim! Estava tão crescida, mais mulherzinha, e foi muito bom rever aquela miúda. Disse-me que andava na escola e que tinha tido saudades minhas. Voltei a estar com ela 5 ou 6 dias neste mês de Agosto de 2014.


    Não vejo a Érica há 4 anos. Tem agora 10 anos. Imagino que esteja enorme e mais mulherzinha também. Este mês reencontrei um dos voluntários que esteve em São Tomé este mês de Agosto. Em conversa, ele disse-me que tinha algo para me dar. Explicou que por muito pouco que pensemos que fazemos, esse pouco deixa grandes marcas na vida daquela gente. Como tal, a Érica tinha perguntado por mim e quis fazer um desenho para me entregar. Este foi o desenho:


    A Érica no seu país, na sua casa, onde está o coração. Eu, no meu país, na minha casa, com o mesmo coração. E termina o desenho onde estamos as duas juntas, com um colar igual e com um cestinho com os frutos de ambos os países. Um desenho onde a distância não mata nenhum sentimento. Apenas o fortalece! Um desenho onde se vê o impacto da missão que fazemos. Um desenho que fala de como o Amor de Deus acontece nas nossas vidas, nos mais pequenos gestos. Obrigada minha Érica! Voltaremos a encontrar-nos, quando Deus voltar a cruzar as nossas vidas. Que aquilo que te tentei passar quando eras pequena, continue a dar frutos na tua vida e que te tornes uma grande mulher. As pontes que construímos na missão, através da fé e do amor de Deus, fortalecem cada vez mais, acredita. E obrigada Vitor por lhe falares de mim, quando ela te perguntou, e por me fazeres chegar o melhor presente. 

Comentários