Eleições Europeias 2019 - ganhou a abstenção?


    Há coisas que não compreendo...lembro-me da minha avó me dizer tantas vezes que foi uma grande luta para termos o direito à liberdade, à escolha e ao voto. Falava daquilo com muito orgulho, porque foi a geração dela que tornou possível o que conhecemos hoje. 
    
     Contudo, deparo-me com uma vitória da abstenção de 68% nestas eleições europeias. Para mim, não são protestos, nem desinteresse, nem falta de empatia para com os candidatos. É desrespeito pela luta dos nossos antepassados. Como é que eu posso criticar as leis se não fui votar? Como é que posso criticar quem venceu as eleições, se não exerci o meu voto?

    O direito ao voto é, mais do que um direito, um dever. Só que os portugueses esquecem-se que os deveres existem e que devem ser cumpridos. Não custa nada deslocarmos-nos ao local de voto e em menos de 5 minutos fazermos a cruz no partido que queremos. Ou se não queremos ninguém, porque não nos identificamos ou porque queremos protestar, simplesmente votamos nulo. 

    Acordem para a vida! Não desperdicem o que outros tanto lutaram para conseguir. Se querem queixar-se, se querem criticar, se querem poder ter expressão no que é decidido, façam-no da maneira que melhor podemos: votar.

Comentários