À Conversa - Ana Rita Neves

    Ana Rita Neves tem 21 anos, é de Vila Nova de Gaia e possui um caminho de fé sólido. A ex-estudante de Economia da Universidade de Aveiro aceitou dar uma entrevista de fé aqui ao blog. Conheçam-na melhor.

  • Qual é a primeira memória de fé que tens?
    A minha primeira memória de fé, apesar de não me lembrar com clareza visto que eu era muito pequenina, sei que foi, sem dúvida, o momento em que eu nasci. Fé, para mim, é sinónimo de amor e carinho e acredito que naquele momento estava rodeada de fé, amor e carinho por parte dos meus pais e familiares.

  • Recordaste da pessoa (ou pessoas) que te apresentaram a fé e a Igreja quando eras criança?
    Os meus pais tiveram e têm um papel fundamental na minha vida. Desde muito cedo que me incentivavam a ir à missa, à catequese e a participar em todas as atividades envolventes. Foram sem dúvida os impulsionadores deste meu percurso.

  • O que representa para ti a catequese?
    Para mim catequese representa comunidade. 

  • Já participaste em atividades de fé durante a tua caminhada cristã?
    Felizmente já perdi a conta a todas as atividades de Fé em que estive presente e fico mesmo muito feliz pelas memórias incríveis que retiro de todas elas. Tive a oportunidade de me cruzar com pessoas que sem darem conta tiveram a capacidade de me fazerem crescer e tornar-me uma melhor pessoa. Aproveito este momento para agradecer à Joaninha por todas as suas palavras e pela sua presença tão ativa, como costumo dizer: "Pessoas incríveis transformam lugares comuns em extraordinários" e sem dúvida tu és uma destas pessoas.












  • Qual destas atividades te marcou mais? Porquê?
    Todas as atividades foram muito marcantes, mas tenho que salientar o Rio in Douro e todos os musicais em que participei. Destaco estes eventos pois talvez foram os que mais exigiram de mim e de todos os que embarcaram na mesma aventura. Através das fotos penso que se consegue ter uma maior perceção de tudo aquilo que nós vivemos.

  • Quando entraste para a Universidade tiveste de te afastar do grupo onde vivias a tua fé. Como lidaste com isso?
    Não considero que me afastei do meu grupo, fisicamente sim visto que passei a viver em Aveiro e o meu curso passou a exigir uma grande parte do meu tempo. Contudo graças às redes sociais mantive sempre contacto com eles e sempre que pude combinava um cafezinho para se manter a conversa em dia. Desde sempre fui muito ligada ao grupo e confesso que a distância custou um pouco, mas sei que posso contar sempre com eles.
  Realizamos muitas atividades e todas elas foram vividas tão intensamente porque eramos únicos. Tínhamos momentos para passeios de bicicleta pelo Porto, karts, acampamentos, almoços, lanches e jantares, bem como para irmos aos Sem-abrigo e cantar pelas ruas do Porto na época Natalícia. Sou uma sortuda por ter vivenciado tudo isto com eles. #DREAMTEAM






  • Fazes voluntariado na Universidade. Como é que a tua fé te influencia nisso?
    Sempre que pude fiz os possíveis para estar presente e por contribuir em atividades de voluntariado na Universidade. Para mim teve muita influência, pois foram estes os ideais que me foram transmitidos ao longo de toda a minha caminhada e sinto-me muito grata por todas as experiências que vivi.





  • Já duvidaste de Deus e da tua própria fé?
    Pergunta difícil. Infelizmente sim, mas por pouco tempo, pois tinha noção que não era o caminho certo a seguir.

  • Que sonhos de fé tens para o teu futuro?
    Vou generalizar um pouco mais esta questão e vou dizer o sonho que tenho para todos nós, ou seja que por cada minuto que passa darmos mais uma gargalhada e termos mais um ato de bondade para os que nos rodeiam. Penso que seja um sonho muito fácil de se concretizar.

  • Quem é Deus para ti?
    Digamos que um grande amigo que está sempre presente nos bons e maus momentos.

Obrigada Rita!! :)

Comentários