Tenho uma doença autoimune e quero ir em voluntariado internacional. O que fazer?

    O número de pessoas com doenças auto imunes tem aumentado com os anos, pelo que decidi partilhar convosco os passos que levei para poder ir, por duas vezes, em voluntariado para São Tomé.

Foto: Projeto Casa Claret 2012 da Procura - Missões Claretianas


    Antes de mais nada, é importante falar com o médico assistente e perceber se a doença está estável para embarcarem numa missão internacional. Ao médico devem explicar exatamente as atividades que vão fazer, o local ou locais onde vai decorrer a missão, com que público-alvo vão contactar e as condições de higiene, alimentação e habitação que vão ter. Tudo isto é importante para que o médico perceba a viabilidade da missão. Com isto, o médico vai dizer-vos todos os cuidados que terão que ter.

    Devem pedir ao médico assistente um relatório médico e da medicação que fazem, mesmo a medicação SOS. A medicação deve ir convosco na mala de mão, e podem pedir-vos um relatório para que possam viajar com ela. No meu caso ninguém me pediu nada, mas mais vale prevenir do que remediar! O relatório médico é importante para o caso de serem necessários cuidados de saúde no país da missão e assim temos o nosso historial todo resumido.

    Depois de falarem com o médico assistente, devem ir a uma consulta do viajante. No meu caso, foi o meu médico assistente que me encaminhou para esta consulta. O próprio médico informou a colega da consulta do viajante do meu historial e do que o preocupava, para que na consulta ela pudesse analisar tudo e decidir se eu poderia ou não ir em missão. Na consulta do viajante, somos alertados para os cuidados que teremos de ter no país para onde vamos e das vacinas e medicação que teremos de tomar. No meu caso, não posso fazer as vacinas vivas, como é o caso da vacina da Febre Amarela, pelo que a médica colocou no meu boletim de vacinas internacional que não a posso fazer por motivos de saúde e ordem médica.

    Por último, devem de precaver-se com toda a medicação necessária, SOS, pomadas e cremes que sejam necessários. Levem tudo o que vos possa ajudar em caso de uma crise fora do vosso país. E, por mais que pareça aliciante não cumprir um ou outro cuidado em missão, esforcem-se por fazê-lo. Porque se vocês não cuidarem de vocês, dificilmente poderão cuidar daqueles que vos esperam de braços abertos.

    E, claro, confiem em Deus e Maria! Não vos deixarão sozinhos na missão!

Comentários