Hoje trago-vos uma lista das cinco coisas que não devemos fazer na Eucaristia.
- Não ter som no telemóvel
Pode parecer uma regra básica, mas é rara a semana em que não toca um telemóvel na missa. Eu sei que a grande variedade de toque é atrativa, mas não é na missa que queremos ouvir os toques. A missa é o momento de estar com Deus, sem distrações.
- Não usar o telemóvel
No seguimento do primeiro tópico, a segunda coisa a não fazer na eucaristia é utilizar o telemóvel. A não ser que nele conste o cancioneiro, o telemóvel deve ficar parado, no bolso ou na mala. Isto porque não é o momento de nos distrairmos nas redes sociais, nas mensagens ou nos resultados dos jogos de futebol.
- Falar
A missa é o momento que temos para estar com Deus. Como tal, é nesse momento que Ele nos vai falar e devemos estar disponíveis para O ouvir. Assim que, durante o tempo da Eucaristia, devemos permanecer em silêncio, respondendo ativamente nos momentos apropriados e acompanhando os cânticos.
- Não chegar atrasado
A missa é o momento em que Deus nos espera para falar connosco. Como tal, não O devemos fazer esperar. Por mais estranho que pareça, cada momento da Eucaristia tem algo a dizer-nos, mesmo as mais pequeninas coisas, que num dia nem despertem a nossa atenção mas, no outro, são tudo o que precisávamos de ver e ouvir.
- Responder "cremos" no momento em que o Credo é feito em forma de pergunta
O Credo é o momento da Eucaristia em que afirmamos a nossa fé e, como tal, é uma resposta pessoal. Desta maneira, não devemos responder "sim, cremos", mas "sim, creio".
Comentários
Enviar um comentário