Em misão, seguindo o exemplo de Maria

    Ao longo dos anos, o Papa Francisco tem-nos ensinado a ser missionários, seguindo o exemplo de Maria. 

    Na visita que fez ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, por altura das JMJ do Rio de Janeiro, em 2013, o Papa Francisco disse que quando a Igreja procura Cristo, bate à porta da Mãe e pede para lhe mostrar Jesus. Como tal, Francisco diz-nos que é a partir de Maria que aprendemos a ser verdadeiros discípulos. Por isso é que a "Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria."


    A 23 de Outubro de 2013, o Papa Francisco disse-nos que Maria é um modelo de fé, porque "tem como centro Cristo, encarnação do amor infinito de Deus". "A Igreja é como Maria: a Igreja não é uma loja, nem uma agência humanitária. A Igreja não é uma ONG, mas é enviada a levar a todos Cristo e o seu Evangelho; não se leva a si mesma - seja ela pequena, forte ou frágil. A Igreja leva Jesus."

    No dia 1 de Janeiro de 2014, o Papa Francisco disse-nos que desde que Jesus, morrendo na cruz, nos deu a Sua Mãe, que "a Mãe de Deus se tornou nossa Mãe".

    A 28 de Junho do mesmo ano, o Papa disse aos jovens em Roma que "um cristão sem Nossa Senhora é órfão", bem como a Igreja. "Duas mulheres mães que desatam os nós da nossa vida, levando-os ao Senhor." Disse-nos ele no Angelus e que reforçou em Fátima.


    O Papa termina (por agora) estes ensinamentos dizendo que Deus quer-nos a nós e à Igreja como Maria: mãe, terna, humilde, pobre de coisas e rica de amor, livre do pecado, unida a Jesus, que guarda Deus no coração e o próximo da vida.

Comentários