Cremes diários e SOS - Crohn e Artrite

    Dentro do blogue, quis introduzir uma categoria onde, além de textos de saúde e fé, testemunhos e experiências pessoais, quis também colocar textos que possam auxiliar outras pessoas que, como eu, possuem doença de Crohn e Artrite Reumatóide, a lidar melhor com as crises e com as doenças em si. Como tal, este é o primeiro desses textos: cremes diários e SOS.

    Desde que os meus problemas de saúde começaram, aos 6 anos, que o Halibut era o meu melhor amigo. Resolvia-me quase todas as crises. Contudo, chegou a uma altura (ao fim de bastantes anos) que o organismo já estava tão habituado ao Halibut que já não reagia. Hoje, tenho uma seleção de produtos que me acompanham diariamente e que me ajudam a contornar os efeitos secundários da medicação, bem como as crises.


  • Cuidados com a face
    Um dos efeitos da medicação prolongada é a pele mais oleosa e sensível. Fico vermelha com bastante facilidade. Além do mais, uma das medicações que faço é fotossensível e, apesar de a fazer numa dose mínima, tenho os cuidados essenciais com a mesma. Assim, comecei a conseguir controlar a vermelhidão e a oleosidade da face com 2 cremes: o Caudalie VineActive e o Bioderma Sensibio AR. O VineActive da Caudalie é o creme hidratante facial que, até agora, me conseguiu hidratar a pele e deixá-la menos oleosa. Até o conhecer experimentei inúmeros cremes, de diversas marcas, mas este é o que me tem dado os melhores resultados. O Bioderma Sensibio AR tem a capacidade de atenuar o vermelhidão e de o evitar. Isto é, se eu sei que vou para condições mais adversas, ou se noto que a minha pele está mais reativa, é este o creme que coloco logo pela manhã e a vermelhidão que surge é muito menos intensa. Também é o creme que coloco quando chego ao fim do dia com a pele mais reativa. Outro cuidado que tenho com a pele, e tenho este cuidado diariamente, é a colocação do protetor solar. O meu protetor solar de eleição para a face é o Avene Cleanance 50+. Não deixa a cara branca, apesar de ser 50+ e espalha com bastante facilidade.

  • Cuidados com o corpo
    Para a pele do corpo tenho dois produtos de eleição: o creme hidratante Nívea Sensual Frutos Vermelhos e o protetor solar Piz Buin Allerge 50+. Utilizo-os aos dois (o protetor solar diariamente no Verão) para manter a pele hidratada e protegida. Como a medicação é fotossensível, tento manter a pele o mais hidratada possível. E este creme, além de cheirar bem, não necessita de grande quantidade para me hidratar a pele. Quando ao protetor solar, também não deixa a pele branca, apesar de ser 50+, espalha muito bem, e deixa-me bronzeada.

  • Cuidados SOS
    Nas minhas crises de artrite, o Voltaren Emulgelex é o meu melhor amigo. Alivia-me as dores enquanto massajo a articulação. Já experimentei o Voltaren Emulgel, mas não alivia as dores articulares como o Emulgelex. O único senão é que não fazem embalagens pequeninas que seja permitido levar na mala de cabine.
    Já nas crises de Crohn, para combater a minha fissura crónica e a irritação do anus que, por vezes, surge, utilizo o Avene Cicalfate. Desde o Halibut, que o Cicalfate é o meu grande aliado. Proporciona-me um alivio quase imediato e cicatriza a minha pele em poucos dias. Quando a crise é mais intensa e só o Cicalfate não resolve, utilizo o Travocort e em dois dias está tudo estabilizado.

    Estes são os cremes que andam sempre comigo, diariamente e em viagem. Comigo é o que resulta. E contigo? Que cremes resultam melhor?


Comentários