As minhas viagens de finalistas

    As viagens de finalistas são sempre desejadas pelos jovens que estão em fase final do secundário/universidade. Eu também as desejava, mas na altura surgiram hipóteses diferentes que eu decidi abraçar por me fazerem mais sentido.

    A viagem de finalistas do secundário seria para Espanha, com concertos, praia e diversão. Mas olhava para os preços e parecia-me demasiado para ir uns dias de férias com os amigos. Até que surgiu a hipótese de ir fazer o Caminho de Santiago. Mais barato, mais rico em experiências, ia com os amigos na mesma e seria uma experiência que já à muito queria fazer. Decidi então que essa seria a minha viagem de finalistas. Foi uma experiência que me fez crescer, que me trouxe pessoas novas para a vida e que, ainda hoje, tem um grande impacto nas minhas decisões e na maneira como vivo a vida.

    Já no final da faculdade, falava-se de irmos uns dias para outro país e termos uma experiência cultural. Pareceu-me muito interessante, mas não conseguia competir com a ideia de poder voltar a São Tomé no Voluntariado Missionário. Se eu tinha prometido voltar, seria mais importante ir de férias do que cumprir a promessa que eu tinha feito aquele povo? Não! Tinha de abraçar a oportunidade de, por um mês, rever aquela gente e voltar a fazer a diferença na vida de quem já tinha feito a diferença na minha. 

    Eu não me arrependo nem um bocadinho das minhas "viagens de finalistas". E tu? Serias capaz de trocar a comum viagem de finalistas por experiências destas?

Comentários