Eutanásia: sim ou não?

    Nos últimos tempos fala-se muito sobre a legalização da eutanásia. Como tal, hoje deixo-vos aqui a minha opinião sobre o assunto.

    A eutanásia é um suicídio assistido. Como tal, se eu concordar com a eutanásia estou a concordar com pôr fim a uma vida. Como enfermeira, fiz um juramento pela vida e, como crente, defendo a vida. O tempo é Deus quem nos dá e eu não sou ninguém para pôr fim a esse tempo. Não recrimino aqueles que são a favor e respeito, porque cada um tem os seus motivos. Mas eu sou contra a eutanásia.

    Aquilo que eu defendo é a chamada ortotanásia, isto é, não fazer nada que tire a vida à pessoa, mas também não fazer nada que prolongue o sofrimento. Eu defendo que chea a um ponto em que devemos deixar de tratar para passar a cuidar e cuidar é saber parar quando não se pode fazer mais nada do que dar qualidade de vida e uma morte sem dor e tranquila. 

    Por isso, quando me perguntam se sou a favor da eutanásia eu digo que não. Sou a favor de cuidar até ao fim, mas não sou a favor de tirar o tempo a ninguém.


Comentários