Coleção YOUCAT

    Hoje venho falar-vos de uma coleção espetacular para trabalharmos a nossa fé: a coleção YOUCAT. De certeza que já ouviram falar dela, quanto mais não seja pelo Catecismo Jovem da Igreja Católica. Mas hoje venho falar-vos de toda a coleção deles, publicada em Portugal pelo Paulus Editora. Debaixo das fotos deixo-vos o link do site da Paulus Editora, com os preços dos mesmos.

    A coleção já contempla 6 livros: YOUCAT - Catecismo Jovem da Igreja Católica, DOCAT - Como agir?, YOUCAT Bíblia, YOUCAT - Orações para os jovens, YOUCAT - Preparação para o Crisma e YOUCAT - Update! Confissão!


    Destes 6 eu já tenho os primeiros 4. Faltam-me apenas os últimos dois que referi, mas estão na minha lista de desejos próximos!

    O YOUCAT (= Youth Cathecism = Catecismo Jovem) foi o catecismo oficial das Jornadas Mundiais da Juventude Madrid 2011 e foi lançado em 10 idiomas diferentes. É um livro pensado para os jovens, na sua abordagem, linguagem, imagens e textos, tendo sido aprovado e examinado pela Congregação para a Doutrina da Nova Evangelização, Congregação para o Clero e Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. O prefácio deste catecismo é do grande Papa Bento XVI. A versão portuguesa tem ainda um posfácio do Cardeal Patriarca D. José Policarpo. Este livro está comigo desde essas JMJ e percorro-o muitas vezes para encontrar respostas ou para encontrar inspiração.


    O YOUCAT - Bíblia contém as passagens bíblicas mais significativas que ajudam a trabalhar a fé dos jovens e a sentirem-se atraídos pela Palavra de Deus. Os livros bíblicos são antecedidos por uma introdução explicativa. Nas margens das páginas são apresentadas várias frases e pensamentos, sendo como que palavras/pontos-chave de cada passagem. O prefácio da Bíblia Jovem é do nosso Papa Francisco, que nos incentiva a lê-la, usá-la e cuidar dela como se cuida da nossa "velha Bíblia". Confesso-vos que já comecei a ler a minha Bíblia, aos pouquinhos, tal como aconselha o Papa Francisco. Tenho é de me lembrar de o fazer todos os dias. 


    O DOCAT aparece na continuidade do YOUCAT. Este livro apresenta-nos a doutrina social da Igreja, mas com uma linguagem jovem e simples. Tem também o prefácio do Papa Francisco, que nos lança um convite: colocarmos em prática tudo o que nos é apresentado no livro. Isto é, convida-nos, uma vez mais, a sairmos do sofá.


    O YOUCAT - Orações para os jovens contém um conjunto de orações, divididas por temas, para ajudar os jovens a rezar/conversar com Deus. Dá-nos também sugestões de roteiros de oração diária. Este livro eu utilizo bastante quando quero preparar alguma reunião, encontro ou retiro para adolescentes e jovens.


    O YOUCAT - Preparação para o Crisma foi pensado exatamente para auxiliar o caminho que os jovens fazem até à Confirmação. Está dividido em 12 sessões e, tal como os outros livros da coleção, apresenta uma linguagem jovem, moderna e próxima.


    O YOUCAT - Update! Confissão! é uma proposta de preparação para os jovens que querem receber o perdão de Deus, como aspeto fundamental e essencial da vida cristã. Explica-nos o significado da Confissão e sugere caminhos para o fazer.


   Estes últimos dois estão na minha lista para futuras aquisições. E tu, já conhecias algum? Tens algum destes livros?

Comentários