Algumas das coisas que eu já fiz depois de ser diagnosticada com Doença de Crohn e Artrite Reumatóide.

    Hoje quero partilhar convosco algumas das coisas que eu já fiz depois de ser diagnosticada com a Doença de Crohn e com a Artrite Reumatóide, que veio por acréscimo.
E digo-vos que tudo isto só foi possível porque a fé move montanhas e a minha tem movido muitas, felizmente! Desta forma, aqui fica a lista de algumas coisas que eu já fiz depois do diagnóstico (quero salientar que no meio de tudo isto estão atividades de 1 semanas como animadora de campos de férias, páscoas jovens, cruzencuentros, 100 talentos e mais algumas coisas):

  • Caminho de Santiago 2010
    O caminho de Santiago era algo que eu queria há muito tempo e, quando surgiu o momento de ir, apareceu a Artrite Reumatóide (associada ao Crohn), minha companheira desde então, e fiz uma infiltração no dedo da mão na véspera de partir para o caminho. E lá fui eu, percorrer 200km, de mão ao peito e injeções semanais subcutâneas, depois de uma infiltração e acabada de adquirir mais uma doença crónica.


  • JMJ Madrid 2011
    As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) Madrid 2011 foram outro grande momento nesta aventura das doenças autoimunes. No 3º dia das JMJ o meu joelho parecia que se ia desfazer e fiquei de canadianas e, até, cadeira de rodas. Era a artrite que quis fazer uma visita e alojar-se no joelho. Mas lá fiquei, persistente, até ao fim das JMJ, após uma ida às urgências espanholas e cortisona. Porque o sonho e a fé comandam a vida.


  • Voluntariado Missionário, Casa Claret 2012, São Tomé e Príncipe
        O sonho de ir fazer voluntariado missionário a África era um sonho de criança e, em 2012, encaixava-se perfeitamente na caminhada de fé e vida que eu tinha vindo a fazer. Assim que, apoiada pelos médicos, voei rumo a São Tomé durante 1 mês. Na mala ia toda a medicação diária e SOS e na cabeça todos os cuidados que habitualmente tinha e que ia redobrar lá. E foi um grande mês!


  • Voluntariado Missionário, Casa Claret 2014, São Tomé e Príncipe
    Em 2014 a oportunidade de repetir a experiência missionária surgiu e eu agarrei-a com toda a minha alma. Mais uma vez, tive o apoio médico e levava tudo o que poderia precisar. Tive uma mini crise de Crohn ao fim de uns dias na ilha, mas nada que a medicação SOS e a grande vontade de lá estar não tivesse resolvido.


  • Caminho de Santiago 2015
    Em 2015 foi a vez de repetir o Caminho de Santiago. Desta vez, aqueles 200km iam ser feitos com um joelho mais frágil. Os médicos apoiaram a aventura e eu lá fui. Mochila às costas, joelheira colocada, medicação na mala e muita fé. E, mais uma vez, atingi o meu objetivo: chegar a Santiago.


  • JMJ Cracóvia 2016
    Em 2016 voei para Cracóvia para 15 dias das JMJ em Cracóvia, Polónia. Não sabia bem o que estava a comer, mas tentava ter o maior cuidado possível nas comidas e, mais uma vez, a fé tornou os quilómetros diários percorridos a pé, o cansaço e a pouca alimentação, apenas meros pormenores e tudo correu bem.


  • Roteiro por Itália 2017
    Em 2017 cumpri mais um sonho: fazer um roteiro por Itália. Comidas bem temperadas, quilómetros a pé para conhecer as cidades, mas tudo correu bem e as doenças estiveram quietinhas.


Comentários