Scars to your beautiful

    Hoje, neste Música e Fé, venho falar-vos de uma música que passa inúmeras vezes nas rádios nacionais e internacionais: Scars to your beautiful, da Alessia Cara.
Ouve-a com atenção:


    Esta canção retrata a mentalidade atual da nossa sociedade: o valor da beleza. Qual é o conceito de beleza atual? Um corpo estrutural, moldado por máquinas, com um peso standard e idolatrado por milhões? Será mesmo este o verdadeiro conceito de beleza?

    Esta música revela o desejo de ser belo. E este desejo persiste na cabeça de milhares de jovens e jovens adultos que tudo o que querem é ser bonitos. Dietas, exercício em demasia, jejum, ídolos,...tudo vale a pena para alcançar o grande desejo de uma vida: ser belo. 

    Mas o que é isto de ser belo? É idolatrar uma imagem? Imagem essa tantas vezes colocada nas redes sociais (facebook, instagram) e que está relacionada com o conceito de beleza que referi antes? É isto o ser belo? Para mim, e para Deus, não é este o conceito de belo. Este é o conceito que cria cicatrizes na nossa beleza, mas não é o verdadeiro conceito de beleza. Este é o conceito que nos impede de ver a nossa beleza.

    Não critico quem pensa assim, porque a verdade é que a sociedade nos empurra para isto. Até na parede do ginásio está escrito: «Queres sentir-te bonita, forte e poderosa? Equipa-te e vem treinar.» Contudo, isto não é ser bonito. Não temos de ter um corpo moldado, de ir treinar e de fazer dietas para sermos bonitos. Temos sim de nos amar-mos como somos.

    Ser belo é descobrir a beleza nas mais pequeninas coisas que nos constituem. Um olhar, um sorriso, a maneira como fazemos determinada ação, os nossos valores, o nosso eu. Isso sim, é ser bonito! É amarmos o nosso eu, tal e qual como Deus o criou. Porque nós temos de ser os primeiros a gostar de nós, a gostar daquilo que somos. Se somos diferentes de toda a gente é porque a diferença que nos define nos torna belos. Se fossemos todos iguais, se fossemos todos capas de revistas, se tivéssemos todos o mesmo corpo, o desejo seria o de ser diferente. Como somos todos diferentes, o desejo é o de sermos todos iguais. 

    A maior beleza é aquela que nós percebemos de quem somos, do que fazemos aqui, dos nossos dons, da nossa vida. Deus não nos põe de lado por termos mais anca, mais barriga, menos cu, mais sardas, menos caracóis. Deus acolhe todos, sem exceção! E Deus apenas nos pede que nos amemos tal como somos, porque ninguém nos vai amar se não sentir que nós próprios nos amamos. Por isso, repensa o conceito de beleza que tens. Repensa a tua felicidade e o que fazes aqui. Porque todos somos bonitos, fortes e poderosos, cada um do seu jeito!

Comentários