Não há pior cego... - IV Domingo da Quaresma

IV Domingo da Quaresma - 11.03.2018


Não há pior cego do que aquele que não quer ver.

    O mesmo se diz dos surdos...Se podemos ter perfeitos todos os sentidos porque é que havemos de viver como se fôssemos cegos, surdos, mudos,...? Porque ver, ouvir, falar, caminhar...compromete, compromete mesmo! É mais fácil recorrer ao "não percebi", "não ouvi", "não sabia", "não vi nada"...porque sabemos que olhos que não vêm, coração que não sente.

    Jesus, o Filho do Homem terá que ser elevado, recordando o episódio das serpentes venenosas que mordiam os israelitas no deserto e se curavam ao ver o estandarte de Moisés, e aí, elevado na cruz "atrairá todos para si" (Jo 12,33). É o único que nos é pedido este domingo: vestir-nos verdadeiramente de verdade, de lucidez, de tanto olhar o Elevado na cruz e acreditar. Acreditar nele! Porque é que isso é tão difícil para nós? Somos tão estúpidos que preferimos a sombra à luz que brota da cruz, de tanto amor! Tanto, tanto que não acreditamos. No fundo receamos que Jesus utilize os nossos esquemas, que nos acuse e condene a nossa mediocridade, a nossa idolatria, a nossa indiferença... Abracemos o desafio de nos expormos à sua luz, com todo o nosso ser.

    Veste-te do roxo da luz novamente, sem medos. Veste-te de tanto contemplar aquele que tanto te ama. Não faz falta que lhe digas nada porque Ele conhece-te bem, como dizia o Evangelho da semana passada, e foi enviado para salvar, não para condenar.

Texto original: Equipa Acompasando (Parceria com o blog)
Link do texto original: http://www.acompasando.org/eco/no-hay-peor-ciego-11-marzo-4o-cuaresma/

Comentários