Com direito por teu lado, nunca receies dar brado. - III Domingo da Quaresma

III Domingo da Quaresma - 04.03.2018


Com direito por teu lado, nunca receies dar brado.

    Este é um provérbio português, criado através da sabedoria antiga: "Com direito por teu lado, nunca receies dar brado." Isto significa que devemos ir à luta por aquilo que queremos, sem baixar os braços, porque temos esse direito.

    Jesus também era um homem de armas, isto é, um homem com carácter, decidido, livre, sem medo de nada. O tema dos sacrifícios e rituais que decorriam no Templo de Jerusalém era um verdadeiro negócio. E isso é o que mais faz sofrer Jesus, a perversão da verdadeira religião. O lugar sagrado do Templo não como lugar de Encontro com Deus, mas um lugar de negócio. Noutro momento também Jesus se aborrecerá e chegará a dizer: «Quando vais entender que quero misericórdia e não sacrifícios?» (Mt 9,13). É o único episódio em que Jesus aparece realmente chateado.

    Que nesta Quaresma te vistas do roxo da boa energia, dessa de ter armas contra a injustiça e o negócio em nome de Deus, contra a preguiça, contra o egoísmo e qualquer forma de maltrato ao próximo. Chateia-te contigo mesmo se for necessário para que possas avançar e crescer. Leva-te a sério e leva a sério o respeito pelo Templo de Deus que és tu mesmo e qualquer ser humano. Não te vistas do roxo dos caprichos, negócios e fachadas. Faz-lo sem te machucares, mas firmemente. Mesmo que parece pouco apetecível, mais tarde vais agradecê-lo. O teu templo será levantado.

Texto original: Equipa Acompasando (parceria com o blogue)
Link do texto original: http://www.acompasando.org/eco/se-armo-la-marimorena-4-marzo-3er-cuaresma/

Comentários