Diz-me com quem andas...I Domingo da Quaresma 2018

I Domingo da Quaresma - 18 de Fevereiro


"Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és."

    Quantas vezes nos saiu da alma esta frase o alguma das suas variações! Diz-me como viste...diz-me o que gastas...diz-me como sonhas...e dir-te-ei...QUEM ÉS. Quantas vezes to recordaram esta frase?

    Parece que analisar as nossas companhias pode ajudar-nos na definição do que somos, da nossas própria identidade, e algo de verdade existe nisso. Sabemos que as companhias de Jesus foram de todo o tipo...

    No Evangelho de hoje, por uma parte, é o Espírito quem o rodeia e o empurra para o deserto (não nos parece logo o melhor sítio para se estar bem, precisamente). Por outro lado, entra em cena Satanás, o adversário, o que cria a dúvida, o que conduz pelo caminho do mal...e o mais afastado do que conhecemos de Jesus! Ele, o caminho. Ele, a verdade, a vida, o amor. Olha que bom é andarmos com estas companhias! E isto é apenas o princípio do que virá a ser uma prática comum nele.

    No deserto deixará tentar-se por Satanás, como qualquer humano. Antes de começar a sua missão, Jesus quer ir devagar, como diz outro refrão (viste-me devagar porque tenho pressa) e refletir bem o que vai ser e fazer. O deserto é um medidor onde se purificam intenções e maneiras, estilo de vida e decisões. Com esta má companhia, a do "inimigo de natureza humana", o melhor é não facilitar, porque conhece os teus pontos fracos...é preciso fazer-lhe frente, apoiados na Palavra, na experiência, nos bons conselhos dos sábios...e estar sempre dispostos à conversão, a dar a volta pelos caminhos por onde nos levou a má companhia e que não nos conduzem a parte alguma. O melhor a fazer esta Quaresma é vestir de roxo de boas companhias, boa gente que nos ajude a ser a melhor versão de nós mesmos. E, sem dúvida, vestir do roxo de Jesus. "Porque não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer das nossas debilidades, senão um que foi tentado em tudo da mesma maneira que nós, mesmo sem pecar. Como tal, aproxime-mo-nos confiadamente do trono da graça para receber a misericórdia e encher de graça quem nos ajude no momento que mais necessitarmos." (Heb 4, 15-16)

Texto original: Equipo Acompasando (parceria da equipa com o blog)
Link original: http://www.acompasando.org/eco/dime-con-quien-andas-18-febrero-1er-cuaresma/

Comentários