A cabra puxa sempre para o monte - II Domingo da Quaresma 2018

II Domingo da Quaresma - 25 de Fevereiro


A cabra puxa sempre para o monte.

    Como todos sabemos "a cabra puxa sempre para o monte". Puxa mesmo! Se te digo a verdade, menos mal, porque não são poucas as vezes em que esse sentido e inclinação mais pessoal e íntimo nos salva, mesmo que queiramos reprimi-lo ou as circunstâncias o queiram afogar, continua dentro de nós. E nalguns momentos necessitamos de seguir essa "inclinação" interior.

    A Jesus se podia aplicar bem esta frase: quando as coisas começam a correr mal e até os seus discípulos mais próximos começam a desanimar, Ele não vai abaixo...entusiasma-se! Sobe ao monte, ao lugar especial de Encontro, de luz, de revelação... Hoje, a Transfiguração recorda-nos isso, uma vez mais, porque ser fiel ao que cada um é no seu mais profundo ser, não só nos torna resplandecentes, como nos permite contagiar luz e esperança nos que nos rodeiam. Porque sermos nós é algo que aprendemos e construímos desde pequeninos. E aí as pessoas costumam sentir-se bem: tão bem como se sentiram Pedro, Tiago e João no monte com Jesus transfigurado.

    Como esta Quaresma nos propusemos vestir de roxo, vamos desfrutar desta semana. Não deixemos de subir ao monte da nossa própria vocação, daquilo que nos faz ser mais nós mesmos, porque ali, nesse instante de verdade e de luz, seguramente que iremos escutar subtilmente: "este é o meu filho, esta é a minha filha...e eu os amo."

    É verdade que estas experiências não duram muito. Se não estás muito atento, vais perdê-las. Até podes pensar que foi fruto da tua imaginação. Mas não. Não permitas a ti mesmo perder esta experiência se te for oferecida. Descerás novamente à planície, ao medo, à dúvida...tantas vezes! Mas já não serás o mesmo. Porque contemplar a luz converte. Muda-te. Faz-te melhor pessoa. E é disso que se trata. Vamos encher-nos de luz!

    Admiro as cabras que puxam para o monte. Tal como Jesus.

Texto original: Equipo Acompasando (parceria da equipa com o blog)
Link original: http://www.acompasando.org/eco/la-cabra-tira-al-monte-25-febrero-2o-cuaresma/

Comentários