A fé em Itália 1

    O ano passado realizei um dos meus maiores sonhos: conhecer Itália. Mas este sonho não era simplesmente por conhecer um país novo. Era um sonho de fé!
    
    A primeira cidade que visitámos foi Roma. Atrevo-me a dizer que foi a cidade que mais gostei, seja pela comida, seja pela beleza dos edifícios mas, acima de tudo, pelas experiências de fé que pude viver.



    Hoje quero partilhar convosco a primeira experiência de fé que tivemos: a visita à Basílica de S. João de Latrão e a subida da Escadaria Santa. A Basílica de S. João de Latrão é enorme! Quando a vemos por fora, já se percebe a sua plenitude. Mas quando entramos, somos abalados por uma beleza incrível. 


    Cada detalhe foi cuidado ao pormenor, para que a mensagem chegue a todos. E, como eu costumo dizer, Deus não faz nada por acaso. A missa ia começar dentro de cinco minutos e decidimos assistir. Não vos digo que percebi tudo o que o padre dizia, mas percebi o fundamental para perceber que a fé é a mesma, independentemente do idioma falado.

    Quando saímos da basílica, cruzamos a estrada e fomos conhecer a Escadaria Santa. Para quem não conhece, é uma escadaria que veio de Jerusalém para Roma. Escadaria essa onde Jesus pregou e que a pisou. A escadaria sobe-se de joelhos, em silêncio. Eu fiz-lo, apesar da minha artrite. Era algo que queria muito fazer e sabia que com fé conseguiria.


    Durante a subida levei comigo todos aqueles que amo. Pedi. Agradeci. Cantei em silêncio. E digo-vos, não me custou! É uma renovação da fé incrível, porque estamos a pisar os meus degraus que Jesus pisou. Parece que nos fala ao ouvido durante a subida. E é tão bom!

Comentários