#AMANaCE - Advento 2017 / Semana 2

Texto original: Equipa Acompasando

Domingo, 10 de Dezembro de 2017
II Domingo do Advento, Ano B
Marcos 1,1-8

Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no livro do profeta Isaías: «Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: "Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas".
Apareceu João Baptista no deserto a proclamar um baptismo de penitência para remissão dos pecados. Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.
E, na sua pregação, dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo-vos na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo».

Esta segunda semana é de começos, de inícios...que é outra forma de amanhecer, de despertar. É impossível repetir exatamente da mesma maneira cada começo. "Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus", assim começa o evangelho segundo S. Marcos esta semana.

Dizem os antigos que todo o início verdadeiro já tem o seu fim, a sua plenitude, todas as suas possibilidades. Marcos diz que é o "início do evangelho" e já nos diz também o final: é o Filho de Deus, ainda que vocês não o saibam ainda.

Começar, "primeirear" como diz Francisco no Evangelii Gaudium 24. Quem sabe seja um bom plano para esta semana do Advento. Lembraste em que consiste?

"Primeireiar, envolver-se, acompanhar, frutificar e festejar. A Igreja «em saída» é a comunidade de discípulos missionários que «primeireiam», que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam. Primeireiam - desculpai o neologismo -, tomam a iniciativa! A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor (cf. 1 Jo 4,10); e, por isso, ela sabe ir à frente, tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos. Vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia, fruto de ter experimentado a misericórdia infinita do Pai e a sua força difusiva. Ousemos um pouco mais no tomar a iniciativa!"

Convida-nos a tomar a iniciativa. A não deixar que seja o outro que vem a dar o primeiro passo. E atenção, não devemos tomar a iniciativa para que nos vejam e aplaudam. Primeireiamos para envolvermos depois, acompanhar, dar fruto e ser gente alegre que sabe festejar a vida. Convida-nos a ser os primeiros a sair ao encontro do outro, a não nos acomodarmos, a oferecer propostas, caminhos, novidades...No fundo, primeireiar é ser pessoas despertas, pessoas que escolheram amanhecer e levam essa luz dentro delas.

Os que vivem assim não repetem, não são aborrecidos, não se queixam da monotonia. Porque cada começo é diferente, criativo, novo. Toda uma oportunidade, não?

Primeireiamos um pouco?

Texto traduzido da página: www.acompasando.org
Parceria com a Equipa ACOMPASANDO - Missionárias Claretianas de Espanha
Link do texto original: http://www.acompasando.org/ecos-diarios/despertar-empezar-primerear-amanace-adviento172/

Comentários