#AMANaCE - Advento 2017 / Semana 1

Texto original: Equipa Acompasando

Domingo, 3 de Dezembro de 2017
I Domingo do Advento, Ano B
Marcos 13,33-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Acautelai-vos e vigiai, porque não sabeis quando chegará o momento. Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha; não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!”


    Não dormir não é o mesmo que estar desperto. É ser protagonista. Capitães do nosso barco. Com a vida nas nossas mãos. Como Maria de Nazaré, cuja festa celebramos esta semana. Tudo depende dos seus lábios, como diz um poema de Casaldáliga...a história inteira implorando a Maria pelo seu "faça-se" para que a larga noite chegue ao fim e o dia amanheça. Brilhe o Sol. Chegue a aurora da salvação. E os nossos olhos a vejam, como os olhos do velho Simeão.

    Um homem desperta com o amanhecer nos seus olhos, diz a canção que nos acompanha este Advento. Esse homem, essa mulher, podes ser tu. Há coisas que nos dão sono, que nos maçam a cabeça e os olhos: o aborrecimento, a rotina, o cansaço, o álcool, os indutores do sono...Trata-se de estar desperto para ver o amanhecer, para que quando o Sol espreite não nos encontre adormecidos. E estar desperto é estar com os sentidos apurados, atentos às surpresas da vida, às surpresas de Deus. É estar concentrados ao que temos entre mãos., fazendo-o o melhor que sabemos, saboreando e espremendo o sumo da vida., vivendo-a des-vivendo-nos. Mas estar desperto não é estar obcecadamente pendentes de nós mesmos e de não meter a pata na poça. "Dar-se conta" em catalão diz-se "adornarse", uma expressão muito bonita que em si mesma nos diz que a chave para tocar consciência, a capacidade para despertar é DAR-SE. AMA-NHECER. Para renascer é necessário amar.

    Ele continua a vir...não sabemos quando nos vai surpreender com a sua presença...que não passe ao nosso lado porque estamos adormecidos ou despistados.

Texto traduzido da página www.acompasando.org
Parceria com a equipa ACOMPASANDO - Missionárias Claretianas de Espanha
Link do texto original: http://www.acompasando.org/ecos-diarios/despierta-con-el-amanecer-en-sus-ojos-amanace-adviento171/

Comentários