Dia dos Santos Desconhecidos

  
Ontem celebramos o Dia de Todos os Santos. Pensava eu que era o dia de celebrar todos aqueles santos e santas que foram canonizados e que são mundialmente conhecidos como santos. Mas enganei-me!

    Afinal, o Dia de Todos os Santos devia chamar-se Dia dos Santos Desconhecidos. Os santos que conhecemos mundialmente têm um dia só para si. Mas então e aqueles santos que nunca foram canonizados e que viveram toda a sua vida sendo santos? 

    O Pe. Oliveira (cmf) comparou os santos desconhecidos aos soldados desconhecidos. Sabemos que no tempo da guerra muitos foram os homens que deram a vida pela pátria mas que nunca voltaram. Homens que morreram e foram colocados numa vala comum, sem sabermos os seus nomes. Então, são recordados como o Soldado Desconhecido.

    Também os santos desconhecidos devem ser celebrados no dia 1 de Novembro. Porque é o dia de todos os santos, não apenas dos santos canonizados. Devemos neste dia lembrar-nos daqueles homens e mulheres que viveram a sua vida ao serviço do outro. Devemos lembrar-nos de todos os homens e mulheres que souberam ser generosos toda a vida, não esquecendo os que mais precisavam de ajuda. Devemos lembrar todos aqueles que superaram cada desafio da vida com garra, como as vítimas de guerras, de violência, de pobreza, de doença, de falta de amor. Porque estes também são santos.

    Devemos também lembrar-nos neste dia dos santos desconhecidos que ainda estão entre nós e que, no dia em que morrerem, não vão ser canonizados, mas vão ser lembrados como santos no coração de quem cruzou o seu caminho.

    Como tal, devemos abrir os olhos ao longo de todo o ano, porque na nossa vida encontramos muitos santos e santas desconhecidos, e esses devem ser celebrados e lembrados no dia 1 de Novembro.

Comentários