Centenário de Fátima

    Há oportunidades na vida que são únicas e que temos de as agarrar quando a oportunidade surge. Esta foi uma dessas oportunidades. De um momento para o outro surgiu a oportunidade de ir até Fátima nos dias 12 e 13 de Maio, para estar presente no Centenário, com o Papa.

    Juntamente com uma grande amiga e companheira de aventuras, rumamos a Fátima no dia 11 de Maio. Quisemos estar presentes no terço, logo depois de jantar. Como Deus está sempre atento a tudo, pôs à prova a nossa veia missionária, e demos testemunho em direto para a SIC Notícias. Foi um bom momento para convidar outros jovens a abraçarem a fé, sem medos.



    Depois de uma noite bem dormida na Casa de Acolhimento e Espiritualidade de Fátima, pusemos a mochila às costas e fomos para o recinto. Nem a chuva, nem o frio que se fizeram sentir nos dias anteriores nos iam demover. Conseguimos um lugar junto às grades e um grupo de senhoras deixou-nos colocar a bandeira mesmo na grade.

    O dia foi passando, entre conversas, partilhas e brincadeiras. Mas a chegada do Papa Francisco fortaleceu a nossa vontade de viver o Centenário de alma e coração. Um homem simples, humilde, que não quer saber de protocolos e que, nas suas ações, nos diz para não termos medo. E não tivemos!





    Para mim, o momento mais marcante foi mesmo a procissão, com a Nossa Senhora de Fátima. A Ela devo muito! Ela que me ensina, que me dá força, em quem confio nos momentos mais dolorosos e nos mais felizes. Ela que é exemplo de vida! Vê-la ao pé de mim arrebatou-me! Há muito a agradecer e eu pude fazê-lo, nestes dias, no Seu santuário. Era ali que eu tinha de estar, com Maria, no seu dia.





    Terminadas as cerimónias do dia 12 e, como jovens missionários que somos, abrimos as esteiras e sacos-cama e lá nos deitamos. Qual chuva? Qual frio? A fé vence tudo!!!

    No dia 13 foi muito bom escutar as palavras do Papa Francisco, dando-nos força para seguir caminho. E melhor ainda foi deixar o santuário com uma sensação de coração cheio, fé fortalecida e vontade de continuar a dar o meu «SIM».

    A ti, Maria, obrigada pela oportunidade de viver o Centenário contigo, no teu santuário, ao lado de pessoas que significam muito para mim.



Comentários