Porque é que os jovens se afastam da Igreja?

    Estes dias perguntaram-me porque é que eu achava que os jovens se afastam da Igreja. Isto é, para mim, qual é o motivo deste afastamento.

    São muitas as vezes em que me pergunto isto. Vivo num mundo onde são cada vez mais os jovens que perdem os valores e que se entregam a vícios e jogos, cujas consequências são muito graves. Vejo crianças com 11/12 anos a sair à noite, beber e fumar; vejo raparigas com roupas cujo tamanho é extremamente reduzido, deixando à mostra as partes que devem ser guardadas.



    Não, eu não sou conservadora. Tenho é valores e pais que me souberam educar e mostrar que, por mais que o mundo mude, temos de nos adaptar sem nunca perder os valores. Sou uma jovem normal. Também gosto de sair e me divertir. Mas não estarão os valores e ideias da nossa sociedade trocados?
    Sinceramente, penso que isto é, não só, mas também uma das consequências da não adaptação da Igreja aos nossos dias. Se pensarmos bem, quantos casais jovens (20 - 40 anos) se vê nas igrejas? Poucos, muito poucos. A partir do momento em que o mundo mudou e a Igreja estagnou, estes jovens adultos deixaram de acreditar. Se estes não acreditam, os próprios filhos também não vão acreditar. E os próprios adolescentes e jovens que têm tanta coisa a chamar por eles, vêm uma Igreja que não se adapta e saem.

    Sim, ainda temos uma Igreja envelhecida, com mentes que não querem mudar. E, numa sociedade cada vez mais envelhecida, pergunto-me se aqueles que têm o poder de continuar a espalhar a mensagem irão fazê-lo. Felizmente, temos um Papa Francisco que se atreve a ser diferente, a mudar mentalidades e que nos mostra que a Igreja está em mudança.



      É também necessário que os sacerdotes e consagrados se adaptem e espalhem a fé pelos jovens. É preciso missas alegres, com cânticos jovens, com atividades preparadas pelos próprios jovens. É preciso retiros/encontros de formação. É preciso ter consagrados exclusivamente dedicados à Pastoral Juvenil, para que esta não morra e para que o futuro da Igreja, os jovens, sejam capazes de a sentir como parte de si.




    Mas não é só o Papa Francisco ou os sacerdotes que têm de integrar a Igreja no mundo atual. Nós, jovens que acreditamos, temos essa responsabilidade. Depende de nós mostrar aos padres dos nossos grupos e paróquias as nossas sedes e a nossa vontade de fazer mais. Cabe-nos a nós incentivá-los a praticas as mudanças necessárias e a explicar-nos a fé de uma forma jovem e atual como faz o Papa. Cabe-nos a nós, enquanto catequistas/animadores de jovens, mudar a abordagem para com as crianças, adolescentes e jovens. Cabe-nos a nós saber fazer um bom uso das redes sociais e incluir a Igreja na nossa vida social. Cabe-nos a nós ser exemplo com a nossa maneira de ser e estar na vida. Cabe-nos a nós ser Igreja!




    Enquanto isso não acontecer, os jovens vão continuar a afastar-se da Igreja.

Comentários

Enviar um comentário