Dia 9 - Papa Francisco (JMJ Cracóvia 2016 - 28/07/2016)

    Hoje levanta-mo-nos cedo para ir conhecer dois dos lugares mais emblemáticos de Cracóvia: o Centro João Paulo II e o Santuário da Divina Misericórdia.
Após a habitual viagem de comboio, seguiu-se a espera na fila para entrar no Centro. E como já não tínhamos contacto com ela à muito tempo, lá veio a chuva cumprimentar-nos.
    Ao entrar no centro ficamos pasmados com a beleza das passagens bíblicas ali representadas. Percebe-se que foi tudo trabalhado com amor. Mas o momento que mais me marcou foi ver a roupa que o Papa João Paulo II vestia quando sofreu o atentado. Ver as manchas do sangue, imaginar o sofrimento dele naquele momento e lembrar que, quando recuperou, foi à prisão perdoar o homem que o tinha tentado matar. Arrepia! Arrepia e reforça o ensinamento de que devemos perdoar os nossos inimigos.








    Após o almoço junto ao Centro, visitamos o Santuário da Divina Misericórdia. Um templo e um tempo intenso com Deus, Maria, Claret e João Paulo II. Isto já para não falar das vistas incríveis no cima da torre do Santuário.







    Porém, o momento alto do dia chegava: a Cerimónia de Acolhimento ao Papa Francisco. Depois de vivenciar alguns momentos de egoísmo, oriundos da euforia para ver o Papa, e de ajudar desconhecidos a furar na multidão com cadeiras de rodas, lá chegamos ao Blonia. Lá ao fundo, mas sem ser preciso binóculos, víamos o nosso Papa. Nós estávamos ali! Depois de tanto esforço e trabalho, o sonho tornava-se realidade.
    O Papa perguntou-nos se queríamos mudar o mundo. Disse-nos que a misericórdia tem sempre um rosto jovem. Fez-nos perceber que ele, Deus e a Igreja contam connosco para tornar este mundo frio, triste e cinzento, num mundo quente, alegre e colorido, recheado de fé e amor. 
    Um momento que me marcou nesta cerimónia foi quando dois italianos desconhecidos se ofereceram para pegar na cadeira de rodas para que a Belinha pudesse ver o Papa e a festa que se fazia no Blonia. Incrível!!!!





    E neste dia ainda existiu tempo para celebrar o aniversário de dois membros do nosso grupo e de fazer uma visita noturna ao hospital com outro dos membros por causa de uma abelha. Momentos inesquecíveis!

Comentários