Dia 4: Loucos de Deus (JMJ Cracóvia 2016 - 23/07/2016)

    Hoje foi um dia diferente: um dia em família. Algumas famílias fazem piqueniques ou encontros uma vez por ano, para que possam conviver, conhecer os novos membros, partilhar ideias, ser família. Pois hoje foi esse dia.
    Fomos acolhidos em casa dos Franciscanos, em Lagwieniski, para um dia de convívio, desporto, música e fé. Começamos o dia a viajar de autocarro até lá. Imaginem 250 pessoas a entrar para  os autocarros e passar a viagem toda a cantar. Pois...esses somos nós! Quando lá chegamos assistimos a uma conferência e a participamos na Eucaristia. Uma celebração jovem, com uma banda jovem e músicas que nos falam ao coração. Foi um verdadeiro encontro perfeito entre nós e Deus.





    Após o almoço (com pipocas grátis e biscoitos), chega o momento mais aguardado do dia: concurso de voleibol e futebol. Enquanto que uns se preparavam fisicamente para a competição, outros aqueciam as vozes e preparavam as bandeiras. Entre gritos de apoio, cânticos e invasões de campo para festejar golos ou pontos, fomos família. Mais importante do que vencer era festejar a vitória: nossa ou dos outros. E fazê-lo sem existirem equipas. Fomos portugueses, espanhóis, brasileiros, polacos, cubanos, franciscanos. Fomos abraços, sorrisos, canções. Fomos olhares, cor e alegria. Fomos dançarinos de Belgjika e da Gozadera. Fomos família!






    E o dia não podia acabar sem um grande concerto dos Pokój i Dobro. Como sempre, na primeira fila estavam tugas, béticos e cubanos. Cantamos, saltamos, dançamos e louvamos a Deus, tudo num só idioma: o de Deus. 



    Já ao chegar à paróquia, após mais uma viagem animada e em família, a Zdzisia estava lá para nos ir buscar, juntamente com a Eliza e a Zosia, filha da Eliza. A Zosia tem a minha idade, já trabalha e é super simpática. Foi a primeira noite em que me senti feliz lá em casa. Conversamos, partilhamos histórias e experiências e criamos laços. Tudo porque Deus não pára de nos surpreender.
    E, no meio de tudo isto, é em família que Deus te fala e te responde. Até podes estar no meio de uma brincadeira que Ele te envia sinais. Tudo porque Deus nos fala através das pessoas que nos amam e nos conhecem. Obrigada por isso!

Comentários