Dia 9 - Resistir (25/07/2015)

    O lema hoje não podia ser mais adequado. Fisicamente, hoje tive de resistir. O frio é mesmo meu inimigo. Mas como sou teimosa, o caminho é em frente e não parada.
Se custou? Custou. Dores? Algumas fortes. Mas sem dor não há glória! Nada na vida me parou e nunca deixei de fazer a minha vida normal por causa das doenças. Não ia ser agora! 
    Quantos me perguntaram se estava bem e eu respondia que estava ótima, quando na realidade não estava. Claro que há pessoas que me vão conhecendo e me respondem com uma gargalhada do tipo: «Vou fazer de conta que acredito!» E aqui começa o cuidar e ser cuidado. Um olhar, um gesto, uma palavra. Tudo serve para ajudar o grupo a seguir em frente. E, por incrível que pareça, no meio de tudo isto, é possível cantar afinado a 4 vozes (ou mais). E com isto ganhas ânimo e caminhas com mais vontade, porque sabes que cada passo que dás é um passo menos na etapa e um passo mais para chegar a Santiago.
    Também na vida há momentos em que temos de resistir. Resistir ao cansaço, às regras da sociedade, à saudade, a nós próprios. E aí, descobrimos forças que não sabíamos que tínhamos e percebemos que a vontade e a fé movem montanhas.
    E o melhor nestes momentos é um abraço. Um abraço forte, protetor, verdadeiro, sentido. Um abraço de coração com coração. E como soube bem esse abraço. Não só dá-lo, mas também recebê-lo.
    Como diz Santo Agostinho: "Se paras, que seja para recuperar forças, não para te renderes!" E aqui tudo faz sentido. Deus coloca no nosso caminho as pessoas certas, no momento certo. Obrigada Senhor! Já falta pouco!



     Nuestro lema hoy no podria ser mejor. Fisicamente, hoy tuve que resistir. El frio no es nada mi amigo. Pero yo soy teimosa, y el camino se hace para adelante, no parada. Fue difícil? Sí. Dolores? Algunas muy fuertes. Pero sin dolor no hay glória! Nada en la vida me paró y nunca dejé de hacer mi vida normal por causa de las enfermidades. No iba a ser ahora!
       Cuantos me preguntaran «estás bien?» y yo respondia que estava genial pero en la realidad no estava nada bien. Claro que hay personas que me conocen ya y me dicen «Pues pues claro.» Y ahí empieza el cuidar y ser cuidado. Una mirada, un gesto, una palabra. Todo es válido apra ayudar el grupo. Y con todo esto consegues cantar afinado a 4 vozes (y más!). Gañas ânimo y caminas con más fuerza porque sabes que cada paso que dás es un a menos en la etapa y un más para llegar a Santiago.
        También en la vida hay momentos en que tenemos que resistir. Resistir al cansancio, a las reglas de la sociedad, a la saudade (palabra portuguesa para decir echar de menos) y resistir a nosotros mismos. Y ahí descobres fuerzas que no sabias tener y entiendes que la fuerza de voluntad y la fe mueven montes.
         Como decía San Agostin: "Si paras que sea para recuperar fuerzas, no para renderte!" Y aquí todo hace sentido. Dios nos regala la gente cierta en el momento cierto. Gracias mí Señor! Ya queda poco!

Comentários