Dia 5 - Os medos (21/07/2015)

    Há alturas na nossa vida em que nos apercebemos que os medos nos impedem de seguir em frente. Eu vim para o Caminho cheia de medos. Medo pelo meu joelho, por não saber se vai ou não aguentar 200kms. Medo por não saber se tomei ou não a decisão certa na minha vida profissional.
Medo por não saber se vou realizar um dos meus maiores sonhos, numa altura em que todos à minha volta o estão a fazer. Medo pela minha família.
    Mas sei que nada na vida acontece sem um motivo. Assim, comecei o dia a responder à pergunta: «O que te move: os teus gostos ou a opção por Jesus?» Sinceramente, a resposta foi imediata: a opção por Jesus. Já lá vão 22 anos desde que vim ao mundo. 22 anos de altos e baixos, mas onde Deus se faz presente, dia após dia. É por ser o meu guia que descubro aquilo que realmente me faz feliz. Ou seja, os meus gostos vêm porque me movo pela opção por Deus.

    E foi a resposta  a esta pergunta que me fez acreditar ser capaz de superar a parte do caminho que mais me custou em 2010: a subida Góian - Gondomar. Antes da subida, o Jorge diz sempre: "Cada um a seu ritmo." Passo a passo, desfrutando da paisagem, e sentindo o ar a entrar e sair dos meus pulmões, ia subindo. Sabia que não estava sozinha. Atrás de mim tinha o Carmona e o Pablo e sabia que estariam lá para mim., caso precisasse. Mas subi animando quem duvidava. É a magia do caminho: avançar com o outro. E, ao chegar ao cimo, sendo abraçada pelo Vítor, apenas dizia a chorar: Consegui! E até ao final fui sendo o cajado para o ânimo e físico de outros. E que bem que soube!
    Contudo, os medos mantinham-se e era necessário confiá-los a alguém. Na celebração mariana, pediram-nos para pegar numa pulseira. Cada cor tinha um significado na vida e em Maria. Para mim, fez sentido a pulseira dos MEDOS, uma vez que é algo que me impede de seguir em frente com mais segurança. Como tal, nada melhor que entregar os meus medos a Deus, por intermédio de Maria. Porque Maria confiava em Deus, com toda a sua alma. Então, após uma conversa intensa com Maria, olhando bem nos seus olhos, onde falei, pedi e desabafei, entreguei aquilo que me atormenta nas mãos de Deus e da nossa Mãe.

    E foi aqui o início daquele que prevejo ser um grande caminho interior. Entre lágrimas (muitas), nada é melhor que uma conversa sincera com Deus e Maria para avançar com segurança.
    3 já foram! Vamos peregrinos!







    Hay momentos en nuestras vidas en que sabemos que los miedos nos impiden de seguir camino. Empiezé este camino llena de miedos. Miedo por mi rodilla, miedo por no saber si mi decisión profisional ha sido la mejor, miedo por no saber si consigo realizar mi mayor sueño, miedo por mi família.
    Pero se que nada en la vida acontece por un acaso. Así que comienzé mi dia respondendo a la pregunta: «Que te muéve: lo que te gusta o la opción por Jesus?» Sinceramente, la respuesta fue imediata: la opción por Jesus. Ya son 22 años desde que nascí. 22 años de altos y bajos, donde Dios se hace presente, dia trás dia. Él es mi guía y, por eso, descubro lo que me hace realmente feliz. O sea, lo que me gusta depienden de mi opción por Jesus. 
    Fue esta mi respuesta. Fue esto que me hizo creer que conseguia superar la mayor cuesta del camino: Góian - Gondomar. Antes de la cuesta, Jorge siempre diz: "Cada uno a su ritmo." Paso trás paso, disfrutando de la paisaje y sentindo el aire entrando y salindo del cuerpo, subi. Sabia que no estaba sola. Atrás de mí estaban Carmona y Pablo y me ayudarian caso necesitase. Subi animando mis compañeros que tenian dudas de conseguir. Esta es la magía del camino: avanzar con el otro. Y llegando al cimo, fui abrazada por Vítor. Yo lloraba y le decía: Consegui! Y hasta el final de nuestra etapa fui animando los otros. Que bueno ha sido!
    Pero mis miedos estaban allí y necesitaba confiarlos a alguién. En la celebración mariana, pediran a nosotros para coger una pulsera. Cada color tenia un significado en la vida y en María. Para mí, hacia sentido la pulsera de los miedos, pues es algo que me impide de avanzar con seguridad. Así que nada mejor que confiarlos a Deus, através de María. Porque María confiaba en Dios, con toda su alma. Así que, despues de una conversación intensa con María, donde hablé, pedi y agradeci, confié aquello que me atormentaba en las manos de Dios y de nuestra Madre.
    Ha sido este el início de un gran camino interior. Entre lágrimas (muchas), nada mejor que una conversación sincera con María y con Dios para avanzar en seguridad.
    3 ya están! Vamos peregrinos!

Comentários