Dia 1 - Quebrar o gelo (17/07/2015)

    5 anos depois cumpro a promessa que fiz ao Jorge (CMF): voltar a fazer o caminho mas, desta vez, como APJ (Animadora de Pastoral Juvenil). Durante anos fui atrasando (também por razões de saúde), mas este ano sinto que é o meu ano. Há algo dentro de mim que me chama e faz querer estar aqui.
    A chegada a Lanheses representou a certeza do meu «SIM» a este caminho. E, como tal, há que quebrar o gelo. Quebrar o gelo exterior, que nos impede de conhecer e viver esta experiência ao máximo mas, principalmente, quebrar o gelo interior. Isto porque, mais que um caminho físico, o Caminho de Santiago é um caminho interior, dentro do nosso próprio eu.
    Estar aqui, neste lugar onde, em 2010, começava a aventura que mudou a minha maneira de viver a fé e de a expressar, faz-me sentir que há muito mais a mudar.
    O ciclo de pessoas conhecidas já começou a mudar. Nada melhor que um jantar para socializar. Tenho a sensação de que este caminho está recheado de boa gente.
    Contudo, há algo que me deixa muito feliz! Saber que vou partilhar estes 13 dias com pessoas que são importantes para mim. O Luisma, o Jorge Dominguez, o Óscar, a Laura e o Carmona. Desta vez a Laura vai na intendência (equipa de apoio e cozinha), mas volto a caminhar ao lado do Carmona, que tanto animou os meus dias em 2010.
    Desta forma e, para quebrar o gelo entre 140 pessoas (nós, Claretianos, fazemos tudo em grande!), nada melhor que ensinar a «nuestros hermanos» uma grande canção portuguesa: o TIJOLO. Porque é tijolo a tijolo que o caminho se faz e o mundo começa a mudar.


Um tijolo, outro tijolo, vamos construir.
Eu sou tijolo, tu és tijolo, vamos construir.

Um mundo novo, de homens novos,
Com os pés na terra, estrelas nas mãos.
Gente sorrindo, gente cantando,
Se perdoando e sendo irmãos.




    5 años despues cumplo la promesa que hice a Jorge (CMF): volver a hacer el camino pero ahora como APJ. Este año siento que es mí año. Hay algo dentro de mí que me llama y me hace querer estar aquí.
    La llegada a Lanheses es la certeza de mí «SÍ» a este camino. Por eso, es necesário romper el hielo. Romper el hielo exterior, que nos impide conocer y vivir esta experiencia al 100%; pero lo más importante es romper el hielo interior. Esto es, porque más que un camino físico, el Camino de Santiago es un camino interior, en nuestro proprio yo.
    Estar aquí, en este lugar, donde en 2010 comenzaba la aventura que cambió mi manera de vivir la fe y de expresarla, hazme sentir que hay mucho más que hacer.
    Hay algo que me hace muy feliz! Saber que comparto estos 13 días con personas importantes para mí. Luisma, Jorge Dominguez, Óscar, Laura y Carmona. Laura está en la intendencia pero vuelvo a caminar con Carmona, que tanto animó mis días en 2010.
    Así y para romper el hielo entre 140 personas (los Claretianos no hacen menos jejeje) nada mejor que enseñar a «nuestros hermanos» una gran canción portuguesa: el TIJOLO (ladrillo). Porque ladrillo a ladrillo se hace el camino y el mundo comienza a cambiar.

Comentários

Enviar um comentário