Casa Claret 2014 - 29 de Agosto de 2014

    Pela última vez sentada nesta varanda, a escrever no meu diário, relembro tudo o que vivi durante este mês. Vou ter saudades da paz que sinto aqui, de ser invadida pelos pequeninos aqui da zona, de sentir o cheiro genuíno a África. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
    Hoje de manhã fomos até ao mercado para comprar fruta para levar para Portugal e seguimos viagem até à rádio, onde fomos entrevistados pelo Bobzi. É mesmo bom regressar a um local onde fomos felizes!
    Após o almoço, vieram despedir-se de mim a Paula e a Ângela de Batepá. Vieram gastar dinheiro para se despedirem de mim. E a Paula disse-me que de manhã tinha vindo a Esménia com o Charles para eu ver o pequenino pela última vez. Fiquei com as lágrimas nos olhos porque estas jovens e este bebé são especiais para mim. Terem feito isto para se despedirem de mim faz-me sentir feliz por ter feito a diferença na vida de alguém.
    À tarde, após um momento cheio de emoção e partilha, foi momento de nos despedirmos dos jovens que colaboraram connosco. Despedir da Abi e do Vani foi o que mais custou, pois criei laços fortes com os dois e não consegui evitar as lágrimas. O Vani só dizia: "Não fica assim! Vamos voltar a estar assim. O que é bom acaba rápido!" É gigante este rapaz! Também o Dionísio quis deixar-nos uma lembrança: um desenho, como sinal do amor que nutre por nós. Também ele deixa muitas saudades.
    Após o jantar, subimos à torre da igreja para vermos a vista e as estrelas, bem lá do alto. Confesso que tive um bocado de medo, porque alturas e assim não é bem o meu forte. Mas depois das pernas a tremer, cheguei lá cima e...wow!!! É lindo! Ver grande parte da ilha lá do alto, identificar alguns pontos familiares e sentir-me no topo do mundo. Do nada vai a luz abaixo e tudo fica escuro, sendo apenas visível as estrelas lá no alto. Ao chegar cá baixo, não consegui evitar as lágrimas. Aquela paz, aquele cheiro, aquela gente, vai fazer-me falta!

Comentários