Pequenos grandes exemplos

    No primeiro mês enquanto voluntária em São Tomé e Príncipe, em Agosto de 2012, fomos entregar brinquedos às crianças da Roça Bom Retiro. À chegada, já o Senhor Pedro (chefe da roça na altura) estava lá para nos receber.
Mal saímos da carrinha tínhamos a mão do Sr. Pedro estendida para nos acolher, acompanhado por um sorriso puro e por um «Bem-vindos!» que nos faz sentir em casa.
    O Sr. Pedro era um senhor já de idade, que vivia com a mulher e com os netos. Era ele que liderava a roça e a fazia dar lucro. Estava sempre disponível para nos ensinar o que sabia e apresentava-nos a roça com um sorriso na cara, demonstrando o orgulho e o amor pela sua terra.
    Dois anos depois, em Agosto de 2014, ao regressar à roça, deparei-me com um regresso ao passado, mas bem real. O Sr. Pedro tinha falecido 4 meses antes e era a sua esposa que, entre ser mulher, mãe, avó e dona de casa, também era a chefe da roça. Contudo, o que me tocou foi a imagem quando saí da carrinha. No lugar do Sr. Pedro, era o Pedrinho, o neto de 6 anos, que estava à nossa espera para nos receber. Esticou-nos a mão, tal e qual o seu avô, e apresentou-nos a sua roça, com a mesma disponibilidade e atenção com que o seu avô fazia. No seu olhar é possível observar a pureza e inocência de uma criança. E, quando nos aproximamos e tocamos o seu coração, encontramos um pequeno grande homenzinho, que tem sonhos para a sua vida, que se entrega aos que ama e que é feliz, por tudo o que o rodeia.
    A notícia da morte do Sr. Pedro mexeu comigo, pois era um senhor por quem nutria um grande carinho. Mas fiquei imensamente feliz por perceber que toda a vida dele estava bem guardada e lembrada na vida e nas mãos de quem criou e de quem o acompanhou toda a vida.
    A verdade é que aprendemos mais com os pequeninos do que, muitas vezes, com os adultos. Foram pequenos exemplos que o Pedrinho foi recebendo nos poucos anos que conviveu com o avô, mas isso tornou-o no menino de ouro que é hoje, e no excelente homem que espero que seja no futuro! Obrigada Pedrinho, do fundo do coração, obrigada Pedro!

Comentários