Casa Claret 2014 - 3 de Agosto de 2014


    Bom dia São Tomé!!!
    Despertar às 6h08 com o Sol a entrar pela janela dentro. Já sentia falta de acordar com a natureza, a ouvir as crianças a brincar e o galo a cantar.

    É bom olhar pela janela e ver verde. As montanhas no horizonte, os frutos no alto das árvores, as crianças a brincar na rua com o «gualala» e a correrem para nós a dizer "Olá!" É um espírito de alegria e felicidade que irradia e contagia.
    Ontem, depois do jantar, juntamo-nos na varanda simplesmente a admirar o horizonte. Tudo escuro, silencioso e calmo, uma vez que a iluminação é a que a natureza nos dá. Este é mesmo o melhor lugar no mundo!
    Esta manhã fomos às celebrações na Trindade e em Batepá, onde fomos apresentados às comunidades e recebidos com cânticos de boas vindas. É incrível como as pessoas são naturalmente acolhedoras e se preocupam em vir dar-nos o abraço da paz, como quem diz "Gostamos de vos ter aqui!". Contudo, para mim, o melhor momento foi a missa em Batepá. Vi caras conhecidas a brincar nas mesmas estradas, mas com algo inalterável: os sorrisos e os olhares. Aqueles sorrisos e olhares que me conquistaram em 2012 e que me reconheceram, contrariando todas as minhas expectativas.
    Ao saltar da carrinha, vi logo o Júnior. Lá estava ele, a brincar com os outros pequeninos, e ficou desconfiado quando me viu a olhar para ele. Afastou-se e ficou a um canto a olhar para mim, como quem pensa "Conheço-te de algum lado." Em vez de ir logo ter com ele, preferi dar-lhe o seu espaço. Entrei no santuário e avistei a D. Augusta. Aquela senhora simpática e acolhedora que zela pelo santuário. O rosto dela iluminou-se ao ver-me. Abraçou-me e disse "Joana, você voltou!" Informou-me que tinha casado há 15 dias e que hoje mesmo iria espalhar a notícia de que eu tinha voltado e tinha levado comigo a minha gente. Disse-me também que me quer no coro da festa da Nossa Senhora Peregrina.
    Nesta celebração, tivemos a companhia de dois pequenos que nos acompanham: o Dionísio (Deomanguito) e a Eliane. O Dionísio tem 11 anos e faz praticamente a sua vida cá em casa. É um miúdo amoroso e super divertido e gosta imenso de nos ensinar o que sabe. Já a Eliane é uma pequenina de 10 anos, com um sorriso do tamanho do mundo e com carências afetivas. Sentou-se entre mim e o Tiago, tal como me tinha pedido, e passou a celebração toda a fazer-nos carícias e a pedir a nossa atenção. Por fim, encostou a cabeça ao Tiago e, de mão dada aos dois, quase adormeceu. São estes tesourinhos que ficam para a vida! E para mostrar que gosta de nós, ofereceu-nos os berlindas que ela adora!
    Já no final da celebração, vi inúmeros rostos conhecidos, entre eles o do Quedilei. Eles reconheceram-me e entre cócegas e sorrisos lá retomamos os laços. Decidi então abordar o Júnior. Perguntei-lhe se me conhecia e ele respondeu: "Sim, Joana. Vou participar nas atividades." Não existem palavras que descrevam o que se sente nestes momentos.
    Bem, após um almoço em família, tivemos o primeiro grande momento musical deste mês. Eu e o Vani na voz, o Tiago no batuque, o João na guitarra, o Dionísio na pandeireta, a Andreia no tabuleiro e a Bárbara no copo. Creio que iremos formar a banda CC2014. Seguramente iremos dar concertos! Preparem-se!!!
    E para terminar, apenas salientar que, mais uma vez, o Pde. Domingos disse algo que faz todo o sentido nesta missão: o bem não faz barulho e o barulho não faz o bem.


    Buenos dias San Tomé!!!
    Me despierto a las 6h08 con el Sol entrando por las ventanas. Ya echaba de menos este despertar con la naturaleza, a escuchar los niños en la calle y el gallo cantando.
    Que bueno es mirar por la ventana y ver todo verde. Los montes en el horizonte, los frutos en la copa de los árboles, los niños en la calle con su «gualala» (coche de madera) y corriendo para decirnos "¡Hola!". Es un espíritu de alegría y de felicidad que contagia.
     Ayer, después de la cena, nos juntamos todos en la terraza de nuestra casa, simplemente a contemplar el horizonte. Todo estaba escuro, silencioso y calmado, porque la iluminación es la luz que la naturaleza nos regala.
    Esta mañana, participamos en las eucaristías de Trindade y Batepá, donde fuimos presentados a las comunidades y acogidos con cánticos. Es increíble como las personas son naturalmente acogedoras y se preocupan en regalarnos un abrazo de paz. Todo como quien quiere decir "¡Es muy bueno teneros aquí!" Y, a pesar de todo eso, para mí, el mejor momento fue la eucaristia en Batepá. Mirar rostros conocidos, en las mismas calles, pero una cosa sigue igual: las sonrisas y las miradas. Aquellas sonrisas y miradas que me conquistaron en 2012 y que me reconocen, iba contra todas mis ideas.
    Saliendo del coche, vi un niño llamado Júnior. Estaba con los otros niños y se quedó desconfiando cuando lo miré. Fue para un lugar aislado y me miró, como quien piensa "Te reconozco." Preferi dejarlo en su sitio. Entrando en el santuario, vi a Augusta, una señora simpática y acogedora que es la persona que guarda el santuario. Su rostro se iluminó cuando me miró. Me abrazó y dijo "Joana, ¡volviste!" Me dijo que su boda fue hace 15 días y que hoy mismo iría a decir a todos que yo estaba de vuelta con mi gente. Me dijo también que quiere que yo cante en el coro de la fiesta de Nuestra Señora Peregrina.
    En esta celebración Dionísio (Deomanguito) y Eliane nos acompañaran. Dionísio es un niño de 11 años que hace su vida en nuestra casa. Es un niño amoroso y muy divertido. Le gusta mucho enseñarnos todo lo que sabe. Eliane es una niña de 10 años, con una sonriza del tamaño del mundo y con carencias afectivas. Estaba sentada entre mí y Tiago, tal como me lo había pedido antes, y se pasó toda la celebración haciéndonos caricias y reclamando atención. Por fin, tumbó su cabeza sobre el hombro de Tiago y, dándonos las manos a los dos, casi se durmió. ¡Son estos momentos los que nos quedan grabados para toda nuestra vida! Y, para decirnos que nos quería, nos regaló con unas berlindes (unas bolas muy pequeñas).
    En el final de la celebración, vi muchos rostros conocidos, entre ellos, el de Quedilei. Me reconocieron y entre cosquillas y sonrisas la amistad volvió. Entonces, fui a hablar con Júnior y le pregunté: "¿Te acuerdas de mí?" y el me dijo "¡Si, Joana! ¡Voy a participar en las atividades!" No existen palabras que describan lo que sentí en estos momentos.
    Despues de la comida en familia, nuestro primer momento musical del mes. Yo y Vani con la voz, João con la guitarra, Tiago con el tambor, Dionísio con la pandereta, Andreia con el plato y Bárbara con el vaso. Creo que va a nacer el grupo musical CC2014. Con conciertos y todo. Si se puede !!!!
    Y para terminar, solo decir que, una vez más, el Padre Domingos dijo una cosa que da todo el sentido a esta misión: el bien no hace ruido y el ruido no hace el bien.



Comentários